Sono Normal - Norma Barreto | Psicóloga e Sexóloga em Recife

Ir para o conteúdo

Sono Normal





Você sabia que 1/3 das nossas vidas passamos dormindo?
Você pensa que é muito tempo?
O sono é o comportamento mais importante do ritmo biológico; governa o bem estar metabólico.
Todas as tarefas diárias bem sucedidas são influenciadas, principalmente, por um período de sono necessário, reparador e prazeroso.
Parece muito quando dizemos que passamos 1/3 das nossas vidas dormindo; principalmente para o jovem. No entanto, se assim não acontece, o organismo se desorganiza, considerando que o sono tem funções básicas de ordem metabólicas, tais como:
1.  Função restaurativa
2.  Conservação de energia orgânica
3.  Estruturação e manutenção da imunidade
4.  Consolidação da memória
5.  Equilíbrio hormonal, dentre outras
Existem pessoas que precisam de mais horas de sono comparados com a média; são os chamados dormidores longos, eles necessitam de dez ou mais horas de sono por noite. Em contrapartida, existem os dormidores curtos, que satisfazem com cinco/seis horas de sono por noite; às vezes até quatro horas. Acordam bem e dispostos para as atividades.

Não existe um padrão referente ao número de horas necessárias; em média o adulto jovem dorme de seis a oito horas por noite.
Temos ainda outra característica: os chamados VESPERTINOS, que costumam dormir tarde e acordar tarde e os MATUTINOS, que costumam dormir cedo e acordar cedo. São características metabólicas.
No entanto, o sono sofre influência do ambiente, tipos de atividades profissionais e escolares, alimentação, stress, falta de lazer, atividade física, medo, angústia, tensão emocional, ansiedade e outros transtornos emocionais.

Norma Barreto
Psicóloga, Pedagoga, Sexóloga


Sem comentários
Agência de Publicidade
Copyright © NORMA BARRETO. Todos os direitos reservados.
Voltar para o conteúdo